Artigos

Análise dos Tempos de Setup Dependentes da Sequência em uma Empresa do Polo Industrial de Manaus através da Regra de Liberação e do Algoritmo Genético
Autores: Luiz Eduardo Fernandes Bentes, Wesley da Silva Rocha, Renata da Encarnaçao Onety

Resumo: Em alguns processos de produção realizados no Polo Industrial de Manaus, são identificadas situações de scheduling que utilizam regras intuiti­ vas como a Regra de Liberação. A proposta deste artigo é analisar como os métodos atuais de produção e os algoritmos genéticos respondem à resolução do problema de sequenciamento de máquina única presente em uma empresa local responsável pela produção de placas eletrônicas.

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Gamificação para o Ensino de Computação na Educação Básica
Autores: Michel Girotto Brum e Marcia E. J. Kniphoff da Cruz

Resumo: O ensino de Computação no Brasil vem sendo incentivado com atividades pontuais, mas necessita de fomento para sua consolidação. Para contribuir com essa proposta este relato de experiência apresenta resultados de atividades realizadas em disciplina facultativa de Robótica, em escola de educação básica. Considerando que a Robótica possibilita a introdução de conteúdos da Computação e que os estudantes são nativos digitais, empregou- se a gamificação que consiste em utilizar os princípios de game design à metodologia de ensino. Os resultados apresentaram melhora significativa no aprendizado do conteúdo trabalhado na disciplina e ampliação de habilidades sociais.

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